Artigos
Agricultura
Mecanização da lavoura traz benefícios para pequenos e médios produtores

Mecanização da lavoura traz benefícios para pequenos e médios produtores

17/10/2022

O uso de equipamentos corretos melhora a qualidade da produção e o rendimento do trabalho do produtor rural

A agricultura familiar é responsável pela produção de diversos alimentos consumidos pelos brasileiros, dentre eles as hortaliças. A alface e o tomate, muito comuns nas refeições do dia a dia, têm uma representatividade significativa no setor. De acordo com o Censo Agropecuário 2017, a alface e o tomate (tomate estaqueado) registraram uma produção de 108.382 toneladas e 44.259 toneladas, respectivamente. 

Uma das principais regiões do País produtoras desses alimentos é a Sudeste, e para manter uma produção com qualidade e quantidade para atender a demanda do mercado, a mecanização nas lavouras traz muitos benefícios, principalmente, para os produtores de pequenas e médias propriedades.

Com a ajuda de maquinários, é possível otimizar o tempo e, consequentemente, aumentar a produção. Um exemplo de transição do trabalho 100% manual para um parcialmente mecanizado, é o caso do produtor rural de hortaliças, Diego Aparecido Antunes Chaves. Ele é proprietário do Sítio das Paineiras, que fica em Itapeva, interior de São Paulo, e cultiva alface. Desde quando começou a fazer o uso de maquinários no plantio, conseguiu identificar uma melhoria na qualidade do trabalho.

Segundo Chaves, a primeira máquina que adquiriu foi o motocultivador, pois sentiu a necessidade de ter ajuda no preparo do canteiro. O produtor afirma que o uso do equipamento fez muita diferença no manejo do solo.  “Um canteiro de uns cinco metros levaria, na enxada, em torno de uma hora e meia, duas horas para deixá-lo pronto. Com o motocultivador, você faz em cinco minutos e a terra fica bem mais solta” afirma.

Outro produto que o auxilia no plantio de alface é a motobomba, antes, apenas utilizada para encher a caixa d’água. Hoje em dia, o produtor a utiliza na irrigação da plantação e percebe o ganho que teve na qualidade do trabalho. “Antes, demorava quatro horas para molhar a horta e não ficava bem molhada, depois que adquiri a motobomba da Husqvarna, em 20 minutos, metade da horta já está molhada”, completa. 

E, para efetuar a manutenção e limpeza do sítio, retirando o mato pesado e assim evitando o aparecimento de bichos e pragas, Chaves utiliza a roçadeira. Um trabalho antes feito por ele e seu pai com foice e que levava horas, com o equipamento leva minutos, proporcionando um rendimento maior no trabalho.

“Para todas as etapas, a Husqvarna tem uma linha completa de equipamentos, desde o preparo do solo, a retirada da parte verde, até a formação da planta final, onde será feita a colheita”, afirma Paulo Figueiredo, consultor técnico da empresa.

Outro equipamento da Husqvarna que visa a melhora na produção é o pulverizador, com um potente tanque de mistura, ideal para um trabalho eficiente no cuidado das culturas.

E aí, curtiu o texto?

Reunimos aqui algumas informações de como os equipamentos adequados podem ajudá-lo a ter um trabalho mais dinâmico na lavoura e ajudar na qualidade da produção. Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação aos nossos produtos e suas finalidades, entre em contato conosco por meio de nossos canais. Será um prazer ajudar você. Clique aqui para curtir nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram. 

É sempre bom lembrar que estamos também no LinkedIn, clique aqui e não deixe de nos acompanhar por lá também!

Até o próximo post!