Mundo Husqvarna

Jardinando - Jardinagem
Publicado em 11 de novembro de 2015

Uso da madeira no jardim

Veja como a madeira por enobrecer projetos de grandes jardins

por Rosalba da Matta Machado

A madeira é um material de notável versatilidade usada nas construções, desde sua estrutura até ao telhado. Mas, e no jardim? Como usa-la?

 

Podemos usar madeiras velhas de demolição em conjuntos de bancos de varanda e jardim. Na criação de caminhos originais usamos dormentes de trilhos ferroviários. Estes, quanto mais marcados pelo tempo, mais perfeitos hão de ficar.

 

Dos antigos postes de luz, das suas cruzetas, fazem-se “cachepots”, vasos, bancos e painéis para jardins verticais. São encontradas em lojas especializadas ou nos interiores do país.

 

Além das peças antigas, as madeiras novas terão sempre o seu lugar. Do ipê e da teca fazem-se pergolados, decks e móveis. Essas madeiras são resistentes às intempéries.

 

A vantagem da teca sobre o ipê é que aquela provém de reflorestamentos, com selo de certificação florestal pelo Conselho de Manejo Florestal (Forest Stewardship Council – FSC) enquanto o ipê, não raramente, é proveniente de extração ilegal. Ao comprar madeiras deve-se ficar atento a esta questão da certificação!

 

A madeira do eucalipto é proveniente de reflorestamento, e, portanto também certificada. Quando recebe tratamento químico e térmico pode ser usada em cercas, casinhas na árvore, parques infantis entre outras aplicações.

 

Um dos mais simples usos da madeira é como protetor de solo e acabamento de canteiros. Neste caso são usadas cascas de madeira, geralmente de eucalipto.

 

Contudo, quando se se planeja usar madeira no jardim, leve em conta o trabalho na manutenção que este material demanda. Seja madeira nova ou usada, ela deve ser protegida para evitar a rápida deterioração.

 

As madeiras que ficam expostas ao tempo precisam ser tratadas com verniz ou stein (resina de efeito decorativo que ressalta a tonalidade natural da madeira, além de ser hidro-repelente e fungicida). Já os móveis de madeira de demolição recebem uma boa camada da também hidro-repelente cera de carnaúba (obtida a partir derretimento e filtragem da resina extraída manualmente da película protetora das folhas da palmeira carnaúba, é vendida sólida e deve ser derretida em banho maria antes do uso).

 

Assim afirmo: um jardim em que se emprega madeira torna-se sempre mais aconchegante e encantador.

 

Confira a galeria:

rosalba_paisagismo_042Foto: Rosalba Paisagismo
rosalba_paisagismo_110Foto: Rosalba Paisagismo
rosalba_paisagismo_170Foto: Rosalba Paisagismo
rosalba_paisagismo_080Foto: Rosalba Paisagismo
rosalba_paisagismo_100Foto: Rosalba Paisagismo

*Rosalba da Matta Machado é formada em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília e possui especialização na área de paisagismo. Com expertise de mais de 15 anos no mercado, já atuou em vários estados brasileiros em projetos de jardins para áreas residenciais, rurais comerciais e governamentais.

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.