Mundo Husqvarna

Jardinando - Jardinagem
Publicado em 13 de setembro de 2016

Pergolados: faça um em seu jardim

Pergolados: Saiba mais sobre um dos elementos paisagísticos que mais valorizam um jardim.

por Rosalba da Matta Machado

Pergolados ou pérgolas são construções feitas no jardim com a finalidade de ser um lugar agradável, com sombra,  brisa e o cantar dos pássaros. É um dos elementos paisagísticos que mais valorizam um jardim.

 

Sob um pergolado pode-se   deitar  numa rede, ler, relaxar. Os pergolados usam-se ainda  como garagem, continuação de varandas e espaços gourmet, entre outros. Mesmo pequenos jardins podem receber um pergolado. Diminutos ou amplos, são sempre conchegantes.

 

Ao projetá-lo, leve em conta a composição com o ambiente, as prioridades do uso, a facilidade de aquisição de materiais, a disponibilidade de mão-de-obra, a necessidade de manutenção e o valor disponível para investir.

 

 Em relação ao material pense nas opções a madeira, o aço, o aço inoxidável etc.

Escolha o material para o seu pergoladoRosalba Paisagismo

Escolha o material para o seu pergolado

 

Se madeira, esta pode ser aparelhada, rústica ou roliça. Certifique-se que tenha o selo FSC Brasil (Forest Stewardship Council – em português, Conselho de Manejo Florestal). Peças roliças devem ser de eucalipto tratado.

 

Pergolados de ferro podem ser pintados ou – o que acho mais interessante – feitos com aço córten. De aspecto enferrujado, marrom avermelhado, lembra madeira. A manutenção neste caso é quase inexistente e o efeito é muito bonito. Tem em média três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum.

 

Em aço inox, impera a leveza e a elegância. Fica bom em jardins minimalistas, modernos ou de terraços, que não suportam muito peso.

 

Atualmente existe ainda a possibilidade de recortar as peças de aço a plasma ou laser, onde belos murais podem compor a lateral e o teto do pergolado.

 

Cobertura do pergolado

Sobre os pergolados, podem-se usar plantas ou não. Quando optamos por plantas, inviabilizamos outros tipos de cobertura. Sem plantas é possível usar vidro ou policarbonato com forro de bambu, madeira ou tecido com a função de amenizar a incidência solar.

 

No caso de pergolados cobertos com plantas, há uma enorme lista de espécies.

 

Belas flores: jade-vermelha (Mucuna benetti), jade-verde (Strongylodon macrobotrys), sete-leguas (Podranea ricasoliana), sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis), dipladênia (Mandevilla x amabilis) primavera (Bougainvillea sp.) rosa-trepadeira (Rosa wichuraiana).

 

Perfumadas: jasmim-de-madagascar (Stephanotis floribunda), jasmim-dos-poetas (Jasminum polyanthum).

 

Frutíferas: maracujá (Passiflora edulis), uva (Vitis vinifera).

 

*Rosalba da Matta Machado é formada em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília e especialista em paisagismo – área que trabalha desde 2001, idealizando jardins para áreas residenciais, comerciais e governamentais.

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.