Mundo Husqvarna

Jardinando - Jardinagem
Publicado em 7 de abril de 2016

Além de um simples jardim

Muitas são as funcionalidades do jardim. Confira algumas:

por Rosalba da Matta Machado

Quem possui um quintal em casa possui a chance de usufruir de benefícios que vão muito além de apenas um belo jardim. É possível se ter:

– um termorregulador, melhorando o microclima local;

– uma fonte de produção de alimentos orgânicos;

– uma ferramenta de educação e convívio social;

– um bálsamo aliviador das tensões do dia dia.

 

Um jardim com árvores e palmeiras, arbustos diversos e cobertura vegetal do solo (gramados e forrações) ajudam significativamente a melhorar o microclima urbano, através da redução da temperatura e manutenção da umidade. É ainda muito importante ao ciclo hidrológico, pois ao disponibilizar áreas permeáveis e repletas de raízes, favorece a captação de água e ajuda a evitar os terríveis alagamentos.

 

Em um jardim, mesmo pequeno, temos a possibilidade de cultivar frutas, legumes, verduras e temperos. E essa cultura pode ser orgânica, sem necessidade de usar defensivos e adubação química. Pode-se utilizar, com muito sucesso, plantas repelentes de pragas. O uso de adubos orgânicos, como esterco de gado curtido e húmus de minhoca já é suficiente para obtenção de ótimos resultados na produção caseira.

 

Jardim contra o estresse

Atualmente temos cada vez menos tempo para passarmos ao lado de quem amamos. A correria do dia a dia, as múltiplas atividades, os desencontros de horários, são fatores que concorrem para a redução do tempo de convívio, tanto para as crianças, como para os adultos. Um jardim pode ajudar a minimizar esse problema. Com seus recantos sombreados, será o ponto de encontro nos cafés da manhã e nos almoços, será a reunião para a sobremesa, colhendo-se frutas frescas diretamente nas árvores, substituirá aquelas tantas horas desperdiçadas em frente à televisão, computador e jogos eletrônicos por brincadeiras ao ar livre ou leitura de um bom livro sob um pergolado florido. Proporcionará românticos momentos ao lado de uma fogueira. Será ainda um refúgio de paz.

 

A ambiência de um jardim promove um extremo bem estar. Relaxamos quando ouvimos os pássaros cantando, quando observamos o voo mirabolante das borboletas, quando sentimos o vento suave nos cabelos e o solzinho da manhã aquecendo nosso corpo. Relaxamos vendo as estrelas… Puro deleite!

 

*Rosalba da Matta Machado é formada em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília e possui especialização na área de paisagismo. Com expertise de mais de 15 anos no mercado, já atuou em vários estados brasileiros em projetos de jardins para áreas residenciais, rurais comerciais e governamentais.

 

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.