Mundo Husqvarna

Jardins
Publicado em 30 de dezembro de 2016

Verão é hora de combater o mosquito da dengue

O período do verão e suas chuvas alertam para um problema que já é velho conhecido: o mosquito Aedes Aegypti, que traz a dengue.

A maioria das pessoas espera ansiosa pelo verão. Mas o período de férias e calor não é sinônimo apenas de diversão: também é de cuidados especiais em função das chuvas irregulares e altas temperaturas. Um dos desafios da estação está no combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

 

Como o período considerado de transmissão da doença é entre janeiro e maio, mas os ovos do mosquito são duradouros, a prevenção já começa com o início da chegada do calor. Quase todas as cidades do Brasil dispõem de agentes sanitários que fazem vistorias nas casas a fim de eliminar o problema. Porém, alguns cuidados podem ser tomados por cada cidadão, principalmente donos de jardins e responsáveis por sua manutenção.

 

Os cuidados no jardim

 

Os principais alvos de prevenção e combate ao mosquito da dengue estão nos jardins residenciais. Quem tem vasos ou jardim em casa deve tomar cuidado com o acúmulo de água limpa, que propicia a proliferação do mosquito causador da dengue. A melhor forma de prevenir é ainda a mais simples: remover a água dos pratos dos vasos e evitar que o excesso de água fique exposto, colocando areia nos recipientes.

 

Como a rega das plantas depende de cada espécie, não há como determinar uma periodicidade adequada de prevenção ao acúmulo de água. No entanto, há um jeito simples de saber se a planta está ou não necessitando de água: é colocar o dedo na terra. Caso a terra esteja úmida, significa que não há necessidade de água. No entanto, se a pessoa sentir que a terra está seca, é melhor irrigar com cuidado evitando o excesso.

 

Além disso, plantas suscetíveis ao acúmulo de água entre as folhas precisam de atenção especial. É o caso das bromélias e algumas espécies de helicônias, ambas muito utilizadas em jardins. As bromélias têm como característica suas folhas dispostas em formato de roseta, o que favorece o acúmulo de água, que é absorvida lentamente pela planta. Se possível, evite-as. Senão, redobre a atenção nos períodos chuvosos. Também preste atenção ao regá-las para derramar a água em seu centro.

 

Husqvarna alcança o mosquito até mesmo onde você não consegue ir

 

Além dos cuidados básicos com as plantas dos jardins, outras medidas devem ser adotadas para diminuir o risco da proliferação do mosquito da dengue. Para auxiliar nesse processo, agentes sanitários percorrem as ruas dando informações e também propagando veneno contra as larvas.

 

Uma das formas mais viáveis e eficazes de se prevenir contra o mosquito da dengue baseia-se no uso de insumos apropriados na eliminação dos mosquitos por meio de atomizadores, que conseguem lançar o líquido até mesmo em locais de difícil acesso, como jardins internos de residências.

 

Veja também:

>> Atomizador e pulverizador: entenda a diferença

 

O atomizador 362M18 da Husqvarna foi pensado especialmente para atender essa demanda brasileira de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Sua estrutura dispõe de um jato de microgotas que podem ser lançadas a uma distância de 12 metros, tanto na posição vertical quanto na horizontal, facilitando seu manuseio.  Essa funcionalidade torna o equipamento ideal para agentes fiscalizadores aplicarem os pesticidas necessários mesmo em áreas de difícil acesso.

Atomizador 362M18 é ergonômico, robusto e tem alto desempenho.Arquivo Husqvarna

Atomizador 362M18 é ergonômico, robusto e tem alto desempenho.

 

Com o atomizador da Husqvarna se faz possível pulverizar todos os tipos de áreas: desde quintais até regiões irregulares, poças de água e depósitos de pneus. A tecnologia do equipamento possibilita que suas gotas sejam lançadas por meio da combinação vento e carga eletrostática, o que atesta uma melhor aderência e cobertura do líquido aplicado.

 

“Os melhores períodos do dia para aplicação do defensivo são o amanhecer e o anoitecer, quando os mosquitos saem de seus esconderijos e entram em ação. O atomizador permite a pulverização em locais com pouca incidência de luz e de difícil acesso, como superfícies irregulares, poças de água, depósitos de sucata, pneus empilhados, entre outros”, ensina Paulo Figueiredo, Consultor Técnico de produtos da Husqvarna.

 

 

Conheça mais das funcionalidade do atomizador 362M18 da Husqvarna e conheça dicas de efetividade no combate à proliferação do mosquito da dengue aqui .

 

Fonte: Mundo Husqvarna

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.