Mundo Husqvarna

Publicado em 25 de setembro de 2017

Trator Husqvarna é aliado na produção de leite

O trator LT 1597 da Husqvarna permite que o agricultor realize a manutenção do pasto em menos tempo e aumente sua produção leiteira.

A produção de leite representa R$ 36,42 bilhões do mercado agrícola do Brasil. O consumo é estimado em 6 quilos por habitante e cada estado possui histórias de pecuaristas que duplicaram a produção de leite por investirem na qualidade do pasto – seja por meio de equipamentos qualificados ou de técnicas específicas.

 

Em 2015, o produtor agrícola Ricardo Schiavinato aumentou significativamente sua produção ao apostar na melhora das pastagens que, até então, eram degradadas. “Dividimos a pastagem em piquetes, adubamos e irrigamos. A produção aumentou e, então, apareceram novos desafios, como o de ter animais mais aptos para a atividade leiteira”, conta o produtor. O produtor Gadston Silveira, do Povoado Tijuco, município da Bahia, tem uma história parecida. Depois de centralizar forças para manter a qualidade do pasto e investir nas práticas do pastejo rotacionado, a sua produção leiteira aumentou.

 

“O que mudou é que as vacas hoje estão aí de barriga cheia, descansando embaixo da sobra sem a gente estar se preocupando com a alimentação, a mão-de-obra com a alimentação diminuiu, a quantidade do leite aumentou, com menos despesas, o que é importante, enfim, melhorou tudo”, comemora Gadston para o IMD.

 

Essas melhorias na produção, relatadas por produtores de diferentes regiões do Brasil, estão ligadas à qualidade e manutenção do pasto. Afinal, um animal que não se alimenta direito, produzirá menos do que um animal saudável. Segundo a Embrapa, vacas de alto potencial de produção devem apresentar um consumo de matéria seca equivalente a pelo menos 4% do seu peso vivo, no pico de consumo.

 

Trator para corte nos piquetes de pastejo

 

Para manter a qualidade do pasto, o produtor precisa, não só apostar em técnicas como adubagem, mas escolher um equipamento eficiente para manutenção dos piquetes de pastejo. E essa manutenção deve ocorrer com frequência, pois as vacas se alimentam somente das extremidades macias da folha (a planta adulta, com consistência mais firme, não é ideal para elas). Para tanto, o trator LT1597 é uma boa escolha. Ele permite realizar o corte raso da pastagem tifton, melhorando a sua brotação e o seu uso para a alimentação de bovinos.

 

trator LT1597 é aliado na produção de leite

trator LT1597 é aliado na produção de leite

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.