Mundo Husqvarna

Jardins
Publicado em 2 de novembro de 2016

Roçadeira ou cortador de grama: saiba como escolher

O cortador de grama e a roçadeira são indicados para uso doméstico, permitindo que você mantenha o jardim sempre aparado e bonito.

O cortador de grama e a roçadeira acabam exigindo um esforço maior do operador, se compararmos com o Giro Zero e com os tratores, por exemplo. Por isso, esses equipamentos são indicados para aparar a grama em áreas de menor porte. Mas, entre um cortador de grama e uma roçadeira, você sabe dizer qual máquina supre melhor as suas necessidades? Então, descubra a diferença entre cada uma delas e saiba qual escolher.

 

Leia também:

>> Giro Zero ou trator: qual é o melhor para manter o gramado?

>> Atomizador e pulverizador: entenda a diferença

 

Cortador de grama

HU550FH: motor de fácil arranque é eficiente e resistenteHusqvarna

HU550FH: motor de fácil arranque é eficiente e resistente

O cortador de grama é equipado com uma plataforma de aço e um sistema que oferece agilidade durante o serviço em áreas de pequeno e médio portes. Isso porque é possível ajustar a altura do corte e a tração dianteira, e as rodas traseiras altas aumentam a capacidade de manobra, permitindo uma prática mais fácil.

 

O produto vem com uma alça que pode ser ajustada de acordo com a altura do operador, deixando o trabalho muito mais confortável. O guidão dobrável também facilita o transporte e proporciona mais conforto ao trabalhador. Dessa forma, a ergonomia e a segurança da operação estão garantidas.

 

Cortador tem acionamento elétricoHusqvarna

Cortador tem acionamento elétrico

Além disso, o seu acionamento de velocidade variável e o seu motor de arranque fácil permitem uma partida segura e o ajuste da aceleração da máquina de acordo com as necessidades do operador. O cortador de grama pode ser usado no corte em áreas irregulares, sendo facilmente utilizado em gramados inclinados, grama densa ou terrenos de difícil acesso.

 

A tecnologia All-Wheel Drive empregada no cortador de grama oferece uma grande potência simultaneamente para as quatros rodas do produto. Dessa forma, o operador pode trabalhar com o máximo controle do manuseio, conseguindo cortar a grama até em áreas de acesso mais difícil. Junto a isso, o produto tem a tecnologia TrioClip®, que permite descartar ou coletar e reciclar a grama cortada.

 

Roçadeira

roçadeiras Husqvarna

Roçadeira 143RII é leve, ergonômica e fácil de usar

A roçadeira é um equipamento desenvolvido para a utilização em serviços Intensivos , semi-intensivos ou domésticos. A sua versatilidade e a sua eficiência permitem que a máquina seja utilizada em tarefas florestais, de jardinagem e de agricultura, como aparar arbustos e cercas-vivas, na eliminação de ervas-daninhas, na limpeza entre as plantações e os restos de lavoura e na desbrota de árvores como o eucalipto.

 

A roçadeira é fabricada com uma embreagem reforçada, de alto torque, e um sistema de corte eficaz. Além disso, esse é um equipamento de fácil manuseio, que inclui uma bomba de combustível desenvolvida para proporcionar arranques mais fáceis e uma tampa de partida com fixação independente, facilitando a troca da corda de arranque, quando necessário.

 

Pino imantado facilita a troca do equipamento de corte.Husqvarna

Pino imantado facilita a troca do equipamento de corte.

Para garantir maior durabilidade, a roçadeira vem com grampo forjado, o que permite uma melhor fixação do guidão sobre o aparelho. A roçadeira também vem com um filtro de ar capaz de reduzir o desgaste do motor, gerando, assim, ainda mais economia nas despesas com manutenção.

 

O seu guidão tem um design assimétrico, permitindo que o usuário encontre a posição mais confortável para executar a tarefa. Junto a isso, a máquina vem equipada com um cinturão duplo, o que aumenta a segurança durante a utilização.

 

Tecnologia LowVib ajuda na segurança da operaçãoHusqvarna

Tecnologia LowVib ajuda na segurança da operação

Entre as tecnologias presentes na roçadeira Husqvarna, estão o motor X-Torq®, que contribui para a redução das emissões do escapamento em até 60% e para o aumento da economia de combustível em até 20%; o LowVib®, um sistema eficaz de amortecedores para minimizar as vibrações transmitidas ao operador; e o Smart Start®, desenvolvido para reduzir a resistência da corda de arranque, proporcionando uma partida mais rápida com o mínimo de esforço.

 

Comparação

 

Enquanto o cortador é recomendado para aparar gramados, a roçadeira, como já falamos anteriormente, pode ter mais de uma função em tarefas que envolvem florestas, jardins ou agricultura. Principalmente na função de acabamento de cantos.

 

Agora, se a sua intenção é trabalhar com um corte de grama de qualidade, Marcio Satanieski, técnico de produtos da Husqvarna, tem uma dica para você: “A roçadeira deve ser usada para cortar gramas e matos mais altos, aqueles que podem chegar a 2 metros de altura, inclusive em terrenos inclinados. Porém, se eu tenho um terreno plano, com uma grama de até 10 centímetros de altura, o cortador de grama trará o melhor custo-benefício ao produtor, pois gastará um litro a mais, mas com até dois dias a menos de serviço”, explica.

 

Em resumo, Stanieski esclarece que, com a roçadeira, o operador poderia levar quase três dias par a realizar o trabalho de cortar um gramado inteiro com um consumo de gasolina de 15 litros durante os três dias. Além disso, o cortador de grama vem com tração dianteira, rodas rolamentadas e coletor, tudo isso para facilitar o trabalho de corte, de transporte da máquina e de coleta da grama.

 

Confira a tabela abaixo, comparando um modelo de cortador de grama e um modelo de roçadeira.

Tabelas2 roçadeira e cortador de grama

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.