Mundo Husqvarna

Jardins
Publicado em 23 de agosto de 2015

Perfil: Alex Hanazaki

Arquiteto de formação e paisagista por vocação, Alex Hanazaki é, antes de tudo, um esteta

alex hanazakiAlex Hanazaki - Foto: Divulgação

A frente de um escritório em São Paulo afinado com seu perfeccionismo, Alex Hanazaki é considerado um dos grandes nomes do paisagismo moderno no Brasil. Para ele, paisagismo também é qualidade de vida e leva consigo o desafio de, a cada projeto, criar jardins como obras de arte.

 

Sua infância e a juventude no interior paulista lhe deram as raízes necessárias para construir projetos com o pé na terra, impregnados de referências emocionais, mas é sua alma cosmopolita que os transforma em cenários surpreendentes. Com suas próprias mãos, Alex Hanazaki extrai da natureza formas, cores e texturas e as traduz em paisagens modernas. Cria ambientes minimalistas em conceito e cuidado, feitos de detalhes que flertam com o purismo e seus significados.

 

Sobre Hanazaki Paisagismo

Com 15 anos de história, o Hanazaki Paisagismo é considerado um dos mais criativos escritórios de arquitetura externa do Brasil, com reconhecimento nacional e internacional. Localizado em São Paulo, no bairro de Pinheiros, é especializado na concepção de projetos arquitetônicos para áreas externas em parceria com grandes escritórios de arquitetura para projetos residenciais – no Brasil, EUA, Arábia Saudita e Marrocos –, comerciais e públicos – como praça pública em Berlim, na Alemanha – e com incorporadoras como Odebrecht, Queiroz Galvão, Brookfield, Even e Vitacon.

 

Confira a entrevista do Mundo Husqvarna com o artista:

MUNDO HUSQVARNA – Pegando como exemplo o seu projeto premiado pelo ASLA em 2014, é essencial que, para executar os projetos que você idealiza, as ferramentas e equipamentos utilizados atendam às suas necessidades, certo? Como isso influencia para a qualidade e andamento do seu trabalho?

ALEX HANAZAKI – Perfeito. Meus jardineiros são qualificados e treinados, porém a ferramenta certa a ser utilizada faz toda a diferença na execução do jardim. A ferramenta de boa qualidade, bem conservada e bem utilizada, além de trazer os resultados estéticos esperados, ela agiliza o serviço, não permitindo perda de tempo ou improvisações.

 

MH –  Em seus projetos, você cria jardins de diversos tamanhos que necessitam de uma manutenção regular para que se mantenham como verdadeiras obras de arte. Citando novamente seu projeto, ele possui diferentes níveis e tipos de plantas, além de um campo de futebol. Qual a importância de realizar essa manutenção com os equipamentos corretos e de alta performance?

AH – Equipamentos corretos fazem toda diferença. Manutenção é um ponto fundamental no desenvolvimento e preservação do jardim. É na manutenção que são feitas as podas, a adubação, as pulverizações, a limpeza, ou seja, tudo que o jardim precisa para se desenvolver sadio. Sem boas ferramentas, nada disso é possível e o jardim não se desenvolve corretamente, muitas vezes até perdendo o seu projeto inicial.

 

MH – Para você, além de influenciar na qualidade de vida das pessoas, o que mais um projeto de paisagismo pode contribuir para elas?

AH – O projeto paisagístico é muito importante no sentido de trazer saúde física e mental para as pessoas . Faz com que as pessoas percebam a natureza e o seu entorno. Faz com que a vida fique muito mais agradável para todos. Através de um projeto paisagístico, podemos tanto beneficiar uma pessoa, uma família, uma comunidade e como toda uma cidade. É através do plantio de árvores e implantação de jardins que podemos tentar reequilibrar a saúde do planeta.

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.