Mundo Husqvarna

Jardins
Publicado em 19 de dezembro de 2016

Jardins com piscina requerem cuidados especiais

A proximidade do verão aumenta o interesse em manter harmonia entre jardim e piscina.

 

O verão se aproxima e com ele os moradores do sul e sudeste do país passam a se preocupar com aquilo que os demais brasileiros se preocupam o ano todo: manutenção da área da piscina. Os reparos feitos no jardim estão diretamente ligados à área da piscina e por isso pedem alguns cuidados especiais

 

  • Escolha a grama mais adequada para a área

Para manter a área próxima à piscina sempre com uma grama verde, é preciso atentar para a quantidade de luz fornecida. Caso ao longo do dia haja formação de sombras no local, é importante escolher gramas que tenham resistência à meia luz, como a Esmeralda.

 

Grama EsmeraldaDivulgação

Grama Esmeralda

 

Nenhuma gramínea se adapta à ausência de sol, portanto, se houver alguma região da piscina que tenha sombra de forma permanente – contra um muro, por exemplo –, o ideal é apostar em estratégias ornamentais com pedras fixas. Manter uma área com pedras entre a piscina e  o gramado facilita ainda o corte da grama, evitando a queda de resíduos na água.

 

  • Evite espécies de folhas caducas

Flores e folhagens fazem toda a diferença estética na hora de montar um jardim. Porém em área de piscina, espécies com folhas caducas – ou seja, que caem facilmente – devem ser evitadas. Isso ocorre não apenas pelo aumento da manutenção e limpeza do local mas também pela possibilidade de entupimento do filtro da piscina. Nesse caso, a recomendação é pelo uso de pândanos, dracena, palmeiras, jasmim-manga, árvore-do-viajante e iuca. Todas essas espécies, no entanto, requerem uma distância de pelo menos 80 centímetros da borda.

 

 

  • Arbustos e trepadeiras são uma boa opção

Caso seja necessário amenizar o calor de áreas em pedra ou até mesmo isolar um pouco a área da piscina, uma boa ideia é a utilização de arbustos. O mesmo vale para uma piscina localizada muito próxima a um muro de concreto: trepadeiras se tornam grandes aliadas para embelezar a parede. Prefira escolher espécies sem flores para tornar as tarefas de manutenção mais simples.

 

 

 

  • Preste atenção nas espécies de árvores escolhidas

Se o jardim em questão comporta uma árvore, faça uma avaliação antes de apostar nesse mecanismo de sombra. Algumas espécies contam com raízes profundas e invasivas que se plantadas inadequadamente podem, a longo prazo, prejudicar a estrutura da piscina.

 

Se árvores fazem ou farão parte dos itens do jardim do condomínio, a busca por um profissional é a melhor opção. Somente ele poderá dizer quais são as árvores mais adequadas e em que local elas podem ser plantadas com mais segurança.

 

  • Utilize a água da piscina para a rega (mas com cautela)

Em períodos de troca de água da piscina, não há problema nenhum que essa água seja utilizada na rega.  Porém, antes de aplicá-la nas flores e plantas, é recomendado um teste de pH e cloro. Se houver alteração em algum desses itens é melhor não arriscar: o excesso de produtos químicos tende a queimar folhas e flores.

 

  • Mantenha as plantas protegidas de pragas

Não apenas as espécies de folhas caducas são um problema para o seu jardim, plantas doentes igualmente perdem folhas podendo assim sujar a sua piscina. Para manter a saúde de seu jardim, é recomendada a aplicação de pesticida herbário em uma periodicidade de três a quatro meses. Para evitar contaminação da água, opte para aqueles que são à base d’água.

Leia também:

>> Para uma aplicação de pesticida mais eficiente, conheça os pulverizadores Husqvarna 

 

  • Evite vasos e floreiras perto da borda da piscina

Na hora de compor a sua decoração de jardim, preste atenção para que floreiras e vasos não estejam muito próximos da piscina, principalmente se estiverem sobre uma superfície de pedra. Esse cuidado evita que o vento leve terra para a piscina. Quando os vasos estão em superfície lisa, como lajotas, na hora da rega a terra pode sujar a piscina.

 

Fonte: Mundo Husqvarna

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.