Mundo Husqvarna

Agronegócio
Publicado em 26 de agosto de 2015

Fertilização do solo é importante para o desenvolvimento do seu negócio agrícola

Os nutrientes adequados refletem da produtividade do solo em questão

shutterstock_303792869Foto: Shutterstock

O solo, formado por aglomerados minerais e matéria orgânica da decomposição de animais e plantas, é essencial para a plantação de vários alimentos. Sua fertilidade interfere diretamente nas plantações, pois a quantidade de nutrientes presentes no solo reflete na produção agrícola. Solos ricos em nutrientes possuem grande fertilidade, fato positivo para as plantações.

Importante ressaltar que a palavra fertilidade é confundida com produtividade do solo, mas produtividade é a capacidade do solo de produzir sob determinadas condições de manejo.

Quando os solos são pobres em nutrientes, necessitam de adaptações para o cultivo. Nesse sentido, várias técnicas agrícolas foram desenvolvidas para alterar o solo e adequá-lo para as plantações.

O Brasil, por estar sob clima tropical, sofre com as chuvas e altas temperaturas intensas o ano inteiro e, por isso, possui solos mais velhos e, sendo assim, mais ácidos. Para corrigir essa acidez, normalmente são usados calcário, ingrediente do método de calagem que consiste em adicionar substâncias cálcicas; ou fertilizante (chamado também de adubo), que são compostos químicos que buscam suprir as deficiências dos vegetais.

É importante ressaltar que a decisão do quê, quando e quanto aplicar de calcário e fertilizante somente deve ser feita com base na análise de fertilidade do solo e com o auxílio de um agrônomo.

Os nutrientes principais para seu negócio agrícola

O boro (B) é importante para a polinização e desenvolvimento de frutos e essencial para a absorção e uso do cálcio. A deficiência de boro resulta em pobre florescimento e polinização, além de frutos de tamanho reduzido.

O fósforo (P) é necessário na divisão e crescimento celular da planta. É especialmente importante no desenvolvimento radicular, comprimento da inflorescência, duração da floração, tamanho da folha e maturação do fruto. Influencia positivamente na coloração da casca, uma característica de grande importância para o mercado consumidor.

Embora o magnésio (Mg) não seja exigido em grandes quantidades, sua deficiência poderá provocar redução no desenvolvimento, desfolha prematura e, em decorrência, diminuição da produção. Adubações com altas doses de cálcio e de potássio diminuem a absorção de magnésio, motivo pelo qual deve ser verificada, antecipadamente, a relação potássio/cálcio/magnésio.

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.