Mundo Husqvarna

Jardins
Publicado em 14 de setembro de 2017

A primavera chegou: equipamentos essenciais para preparação do jardim

Um jardim bem cuidado requer equipamentos como sopradores, cortadores de grama ou tratores. Entenda quais as diferenças e aplicações de cada um.

O início oficial da primavera é 22 de setembro. Mas como as temperaturas neste inverno estão acima da média, a floração das plantas começou antes e já está na hora de cuidar do jardim, seja ele pequeno, médio ou grande. E para ser um cultivador eficiente, você precisará de alguns equipamentos de qualidade, que vão ajudá-lo a manter o jardim bonito e limpo – prática fundamental para o desenvolvimento das plantas.

Sopradores

Já que estamos falando de limpeza, é importante que você invista em equipamentos como o soprador da Husqvarna. Ele pode ser utilizado em diversas tarefas, tais como: limpeza de maquinários, remoção de resíduos em grandes áreas e, o principal, para soprar e/ou recolher folhas ou detritos. Afinal, o acúmulo de folhas e gravetos secos no jardim reúne insetos, pragas e fungos que prejudicam o crescimento saudável das plantas.


Tratando-se de Husqvarna, todos os sopradores são ergonômicos, possuem excelente isolamento acústico e são muito fáceis de operar. Isso porque eles possuem um sistema de piloto automático, o que permite ajustar a velocidade da ventoinha conforme a necessidade do operador.


O
soprador 350BT, campeão de vendas, foi desenvolvido para proporcionar arranques fáceis e abriga um Motor X-Torq, que reduz as emissões de poluentes em até 60% e permite a economia de combustível em até 20%. Já o 570 BTS é o preferido dos profissionais por possuir alta potência de sopro, vazão de ar, motores potentes e silenciosos.

 

Soprador e Aspirador

 

No caso específico da limpeza de jardim de pequeno/médio porte, a melhor opção é o soprador 125BVx da Husqvarna, que vêm com um kit de aspiração incluso e, por esse motivo, pode ser utilizado como soprador em locais externos e aspirador em locais pequenos, quando espalhar os resíduos do chão não for a melhor opção.

soprador 125BVx

soprador 125BVx


Assim como a maioria dos equipamentos Husqvarna, o
125BVx combina potência com facilidade de uso. Fácil de manobrar graças a saída de ar alinhada com a empunhadura, a mudança do modo soprador para aspirador é feita de forma independente e rápida.


Além do kit de aspiração, esse modelo de soprador vêm acompanhado de bicos achatados e arredondados. Na hora de soprar, escolha a ponta achatada para folhas já soltas e a ponta arredondada para soltar as folhas que estão ainda encaixadas no gramado.

Cortadores de grama

Para limpar o jardim, você já sabe: soprador Husqvarna. Mas, e para cortar a grama? Essa resposta depende do tamanho da área a ser trabalhada. No caso dos cortadores de grama Husqvarna, o catálogo de opções é extenso e varia de acordo com o método de corte.

 

Cortador de grama Husqvarna


Para jardins pequenos
, o LC140 é o mais lembrado. Leve, e de fácil manuseio ao mesmo tempo em que conta com uma alta potência e resistência para os serviços domésticos. Pode ser usado no corte em áreas irregulares, em gramados inclinados, grama densa ou terrenos de difícil acesso.


Para jardins maiores
, o indicado é que o corte de grama seja feito com tratores ou com o Giro Zero, considerando que essas duas máquinas atendem com mais praticidade, eficiência e agilidade as necessidades dos trabalhadores.

 

Cortador de grama ou roçadeira?

 

Ambos são indicados para uso doméstico e, em comparação com o Giro Zero e com os tratores, acabam exigindo um esforço maior do operador. No entanto, enquanto o cortador é recomendado para aparar gramados, a roçadeira pode ter mais de uma função em tarefas que envolvem florestas, jardins e agricultura. Principalmente na função de acabamento de cantos.


Para ajudá-lo a decidir qual máquina supre melhor suas necessidades,
descubra a diferença entre cada uma delas. Independente da escolha, é importante utilizar equipamentos de segurança, como óculos de proteção, luvas, protetores auriculares e botas de cano alto.

Giro Zero

Como falamos acima, se o jardim é de grande porte, o corte de grama deve ser feito com o Giro Zero para evitar que a tarefa se torne cansativa e pouco produtiva. Por causa da direção hidráulica dessa máquina, você  consegue realizar manobras precisas e se livra de deixar rastros e marcas indesejadas no solo durante o corte.


A propósito, as rodas traseiras grandes e largas exercem menos pressão sobre o gramado, causando menos danos à grama e possibilitando o acesso às áreas mais difíceis. Para completar a lista de utilitários que garantem a descrição do equipamento ao realizar o corte, o mecanismo permite que o Giro Zero gire em seu próprio eixo.

cultivador aparando a grama com Giro Zero

Giro Zero


A largura do corte varia conforme o modelo, mas, no geral, é generosa e você pode atuar em alta velocidade, mesmo durante os serviços mais intensos e as temperaturas mais intensas.O sistema de resfriamento permite que seu cortador de grama opere na temperatura ideal por longos períodos — mesmo nos dias mais quentes.


Como o conforto do cultivador é tão importante quanto a qualidade da máquina, o Giro Zero Husqvarna garante um passeio agradável por conta da plataforma isolada de vibração e do isolamento em borracha, que faz com que o  corpo não tenha contato direto com a estrutura.


Se você possui a responsabilidade de criar ou manter um jardim de grande porte, a forma mais rápida de aparar a grama é apostando em tecnologias como a do Giro Zero que, através das manobras possíveis e das lâminas afiadas, garantem um terreno 100% aparado de forma eficiente e em pouco tempo.

Tratores

Assim como o Giro Zero, a linha de tratores Husqvarna é indicada para jardins de grande porte ou para quem utiliza o equipamento de forma intensiva. Mas ao contrário da outra máquina, o trator também serve para quem realiza serviços noturnos, uma vez que o produto vem equipado com faróis.


Entre as vantagens estão o ajuste da altura de corte, o assento ajustável e o volante ergonômico, tudo para facilitar o trabalho do operador na hora de manobrar. Outros benefícios do produto são os pneus largos que aderem melhor ao solo e piloto automático para manter a velocidade, mesmo em terrenos irregulares.

 

cortador de grama Husqvarna

Trator Husqvarna


Falando nisso, não importa o tipo de gramado que você trabalha. Com os três diferentes sistemas de corte — coleta, reciclagem e descarte – você obterá excelentes resultados em qualquer situação. Moitas e árvores também não representam problemas. Graças à exclusiva tecnologia de direção, você pode contornar todos os tipos de obstáculos com facilidade.


Por fim, a manutenção. É fácil manter seu trator cortador Husqvarna em boas condições, pois as lâminas de corte podem ser removidas e substituídas rapidamente sem que seja necessário usar outras ferramentas.

 

Giro Zero ou trator?

 

A essa altura do texto você deve estar se perguntando qual equipamento escolher: Giro Zero ou trator. Para você saber qual é o produto que melhor supre as suas necessidades, conheça um pouco mais sobre cada um. Dá para adiantar que as principais diferenças entre o Giro Zero e o trator são a produtividade e a economia. Isto é, o Giro Zero é mais rápido e consegue realizar contornos ao redor das árvores.


Se você já possui algum (ou todos) dos produtos acima citados,
veja as principais medidas de manutenção que devem ser tomadas antes de se iniciar os trabalhos no jardim. As dicas garantem a produtividade das máquinas Husqvarna e valem para todos os equipamentos de manejo de áreas verdes. Fique atento!

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.