Mundo Husqvarna

Publicado em 4 de setembro de 2017

Como fazer uma pequena horta: espaço, manutenção e culturas

Para fazer uma pequena horta, você precisa considerar o espaço disponível, preparar o terreno e, por fim, plantar o que deseja.

Ter uma pequena horta em casa reúne muitos pontos positivos, incluindo o cultivo de alimentos a baixo custo, e que não possuem resíduos de agrotóxicos. Só que antes de considerar a possibilidade de criá-la, você precisa pensar no espaço que há disponível para preparar o terreno e, por fim, cultivar o que deseja. Ou seja, você precisa entender onde fazer, como fazer e o quê plantar. A tarefa não é fácil e como qualquer outra atividade, exige conhecimento, paciência e prática. Algumas hortaliças prosperarão, outras não. É por isso que nós reunimos algumas dicas para ajudá-lo neste primeiro momento.

Espaço

Para escolher o espaço ideal para sua pequena horta, pense na iluminação. É ela que vai garantir o bem-estar dos seus cultivos.

Se você mora em uma casa ou apartamento sem espaço externo, escolha um local perto da janela, próximo à luz do sol. Agora, se você vai criar uma pequena horta em local externo, o raciocínio é diferente e um pouco mais complexo: pense na exposição do sol. A maior parte das hortícolas gostam de 5 a 6 horas de exposição solar por dia. As melhores exposições são nascente e poente (sol de manhã ou de tarde). Entre as duas, opte pela exposição poente, por conta das horas a mais de sol no verão.

Shutterstock

De forma resumida, escolha um local bem ensolarado para que seus cultivos realizem o processo de fotossíntese da melhor forma e se tornem alimentos saudáveis. Por fim, se você tiver animais de estimação, lembre-se de considerar também a construção de uma cerca que servirá como proteção.

Manutenção do local

Se você preparar o solo adequadamente, terá muito o que colher na época da colheita. Para começar, pense no pH do solo e nas sementes. O pH deve ser muito próximo do neutro e as sementes devem ter uma boa qualidade para garantir a germinação.

Agora sim, vamos para a limpeza do local.

Antes de preparar os canteiros, deve-se limpar o terreno com auxílio de algumas ferramentas artesanais, ou com o motocultivador TR 430, que capina e ara a terra com agilidade, deixando o solo propício para o plantio. Com um ancinho, desfaça os torrões, retire pedras e outros objetos, a fim de nivelar o terreno. Quanto menores os resíduos orgânicos, mais rápido é o processo de formação do adubo. Caso o solo necessite de correção, utilize serragem.

3 dicas de covas e seu preparo

  • As covas devem ser feitas com antecedência, no mínimo, 18 dias antes do plantio ou transplantio;
  • O espaçamento entre as covas varia de acordo com a hortaliça a ser plantada;
  • As covas deverão ter a seguinte dimensão: LARGURA: 20x20cm ou 30x30cm PROFUNDIDADE: 20 a 30cm.

Cultura

Agora que a sua horta está em um local adequado e o solo está perfeito para tornar-se uma fonte rica de nutrientes, está na hora de escolher o que cultivar. Para isso, pense no que você e sua família consomem. Dê preferência para hortaliças que são utilizados com frequência na sua casa e identifique os fatores que contribuem para o bom desenvolvimento da planta. Isso quer dizer que você terá que comprar sementes de qualidade, cuidar da iluminação, utilizar terra adubada e água sem excessos.

Shutterstock

Há temperos mais práticos e menos exigentes no cultivo, como alecrim, hortelã, manjericão, orégano, tomilho, coentro e salsão. Tratando-se de vegetais fáceis para se ter em casa, as dicas são cenoura, pimenta, espinafre, ervilha e tomate, fruto que está entre os líderes de uso excessivo de agrotóxicos no Brasil. Além disso, e conforme indica o SERPAR, na hora de semear, as plantas maiores devem ficar nas fileiras de trás e as menores, nas fileiras da frente, para que todas peguem sol.

4 dicas de como cuidar da horta

  • Regue a horta duas vezes ao dia;
  • Não encharque o solo para evitar o aparecimento de fungos;
  • A horta tem que ser mantida limpa, as ervas daninhas e outras sujidades devem ser retiradas diariamente com a mão. Caso você precise combater ou controlar o surgimento de pragas, a sugestão é o Pulverizador 325S25;
  • A cada colheita, deve ser feita a reposição do adubo para garantir a qualidade da terra e das hortaliças.


Fonte: Horta – Manual para Escolas

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.