Mundo Husqvarna

Jardins
Publicado em 7 de dezembro de 2016

Como cortar a grama em diferentes terrenos

Quem trabalha na manutenção de grandes jardins pode se deparar com áreas irregulares e extensas e deve saber cortar a grama em cada um desses espaços

Quando se trabalha na manutenção de grandes áreas verdes, como é o caso de gramados em espaços públicos, manter a grama regular e sadia não é a única preocupação dos profissionais. Aparar o gramado de áreas extensas ou irregulares também exige atenção e cuidado. Por isso, é fundamental escolher o equipamento certo para executar essa tarefa.

 

Leia também:
>> Manutenção de grama em taludes é desafio para jardinagem

>> Como escolher, plantar e cuidar da grama no jardim

Como cortar grama de forma regular

 

O corte regular da grama é uma das maneiras mais adequadas de manter o gramado com boa aparência e sadio. Mas cortar a grama de forma regular não significa cortá-la muito curta, já que grama muito baixa torna-se mais fraca e suscetível ao ataque de pragas, enquanto a grama um pouco mais alta permite o desenvolvimento de um sistema radicular mais profundo.

Como regra geral, a altura da grama não deve ser mais baixa do que três centímetros. Para isso, os cortadores de grama, tratores e o Giro Zero podem ser muito úteis, considerando que eles têm como vantagem a possibilidade de ajustar a altura do corte para que o gramado esteja todo parelho sem ficar muito curto.

gramaArquivo Husqvarna

Giro Zero PZ60 oferece segurança inclusive em áreas de ondulações e declives

 

Junto a isso, os equipamentos da Husqvarna vêm com a tecnologia Air Induction. Isso significa que essas máquinas têm uma ventilação que ergue a grama durante o serviço para garantir o corte até mesmo em áreas onde a grama está desparelha, assegurando um corte perfeito e regular em todo o terreno.

Além do uso dos cortadores, tratores e Giro Zero, é possível contar com o auxílio da roçadeira. Isso porque o equipamento pode alcançar locais de difícil acesso e a roçada da grama também ajuda a evitar que as ervas daninhas tenham a oportunidade de se desenvolver.

Como cortar grama em terrenos irregulares e inclinados

 

Para cortar grama em terrenos irregulares e inclinados, o trabalhador pode contar com a ajuda de cortadores de grama, tratores e do Giro Zero. No caso do cortador de grama, ele pode ser utilizado em áreas com grama mais densa ou, ainda, em terrenos ondulados. Isso porque as suas rodas traseiras são mais altas e aderem melhor ao solo, otimizando a manobra da máquina. Os cortadores de grama da Husqvarna também vêm com a tecnologia All-Wheel Drive, o que proporciona uma grande potência para as quatros rodas simultaneamente.

No caso da manutenção de gramados em declive, o trabalhador pode contar com o cortador de grama GX 560. O maior diferencial desse produto está no sistema de corte por meio de um potente colchão de ar. Essa tecnologia facilita o acesso às áreas inclinadas e, por isso, é recomendado para a manutenção de gramados com até 45 graus de inclinação.

GX560: diferencial é o sistema de corte por meio de um potente colchão de arFoto: Divulgação

GX560: diferencial é o sistema de corte por meio de um potente colchão de ar

 

Já os tratores vêm com a possibilidade de bloqueio das rodas para trazer mais segurança no corte em terrenos esburacados. Além disso, os seus pneus largos são capazes de aderir bem ao solo e o seu piloto automático mantém a velocidade, facilitando as manobras em locais irregulares e inclinados, como é o caso dos campos de golfe com suas ondulações.

Junto a isso, também há o Giro Zero, que foi desenvolvido com tecnologia de ponta para garantir mais precisão na hora de cortar grama em qualquer local. O seu assento tem um encosto alto e a sua estrutura oferece apoio para os braços e alavancas de direção ajustáveis, tudo isso para proporcionar mais conforto ao trabalhador, mesmo durante o serviço em terrenos irregulares e inclinados. O modelo PZ 60  ainda vem equipado com uma proteção contra tombamento, chamada de Santo Antônio, oferecendo mais segurança, inclusive em áreas de ondulações e declives.

Como cortar grama em terrenos extensos

 

O indicado é que o corte de grama em terrenos maiores seja feito com tratores ou com o Giro Zero, considerando que essas duas máquinas atendem com mais praticidade, eficiência e agilidade as necessidades dos trabalhadores que atuam em espaços como fazendas, campos de golfe e de futebol, parques e hotéis.

O trator desenvolvido para o corte de grama é um equipamento potente, que vem com uma plataforma de corte soldada e um chassi robusto, sendo indicado para quem precisa do equipamento de forma intensiva. Além disso, o operador pode usá-lo para serviços noturnos, uma vez que o produto vem equipado com faróis para facilitar a visibilidade quando há pouca luminosidade.

Já o Giro Zero é um equipamento robusto, capaz de atuar em alta velocidade, mesmo durante os serviços mais intensos. A sua alta resistência se deve à robusta plataforma de corte feita de chapas de aço soldado e de alta durabilidade. Dessa forma, a máquina pode ser usada para o corte profissional em grandes áreas verdes.

Fonte: Mundo Husqvarna

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.