Mundo Husqvarna

Jardins
Publicado em 16 de dezembro de 2015

Boca-de-Leão: ideal para enfeitar grandes jardins

Planta ornamental, a Boca-de-Leão tem entre as suas finalidades o cultivo para corte

Boca-de-leão traz diversidade de cores para o jardimBrivia | Mundo Husqvarna

Boca-de-leão traz diversidade de cores para o jardim

Cientificamente chamada de Antirrhinum majus, a Boca-de-Leão é popularmente conhecida por este nome porque, quando se apertam suas flores, elas se abrem como a boca de um felino. A altura desta planta pode ultrapassar 1 metro, com flores que surgem no topo dos ramos.

 

Leia também:
Antúrio: beleza da inflorescência para o canteiro do jardim
Celósia: a planta que será destaque no jardim

 

Suas cores variam entre tons de vermelho, laranja, rosa, roxo, amarelo e branco. E a sua polinização acontece, principalmente, pela ação das grandes abelhas peludas, as mamangavas.

 

A Boca-de-Leão costuma ser cultivada em grandes jardins ou como flor de corte. Sua origem é a região do Mediterrâneo, da África até a Itália, sendo uma das flores ornamentais mais antigas a ser cultivada.

 

Época de plantio

 

Como a Boca-de-Leão é uma espécie que prefere temperaturas mais baixas, a época indicada para iniciar o cultivo da planta é aquela em que o inverno predomina. Nos estados da região Sul, onde o clima é ameno, a plantação pode acontecer entre fevereiro e junho; no Sudeste, os meses recomendados são de março a maio; e para as demais regiões, o ideal é que o plantio ocorra entre abril e maio.

 

Como plantar

 

Para plantar a Boca-de-Leão, a temperatura do solo deve ter de 20°C a 24°C, pois a terra muito quente é capaz de atrasar a sua germinação. Além disso, as sementes não podem estar enterradas a uma profundidade maior do que 0,5cm para que elas sejam abundantemente iluminadas pelo Sol.

 

Até os primeiros sinais de germinação, é preciso umedecer o solo todos os dias. E, mesmo após o nascimento das primeiras folhas, não deixe a planta à sombra, pois isso a enfraquece.

 

O ideal é que o espaçamento entre as plantas tenha entre 15cm e 30cm. Se a plantação for por estaquia, procure plantar ramos bem desenvolvidos e evite fazer o transplante da planta.

 

Adubação

 

O solo onde a Boca-de-Leão estiver fixada deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Após o plantio, assim que começar a floração, é indicado o uso de fertilizantes à base de potássio e fósforo e com um nível baixo de nitrogênio. Assim, será possível conter a proliferação de fungos.

 

Época de floração

 

A Boca-de-Leão costuma florescer no período entre o outono e o início do verão. Geralmente, isso acontece cerca de três meses após a germinação. E o seu ciclo de vida é anual ou bianual.

 

Cultivo

 

Esta planta prefere um clima fresco, mas não suporta temperaturas extremas, como geadas ou excesso de calor. Por isso, as suas flores costumam manter-se vivas e coloridas até o primeiro mês do verão.

 

Ela cresce muito bem ao Sol e tolera a meia-sombra. Seu solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado, portanto, procure regá-la com o intervalo máximo de um dia.

 

Fonte: Mundo Husqvarna

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.