Mundo Husqvarna

Produtos
Publicado em 4 de setembro de 2017

6 passos para fazer um banco de madeira

Confira 6 passos para criar um banco de madeira utilizando duas motosserras: a 372 e a 435.

Motosserra também serve para design de produto. Desde as de menor tamanho, para uso pessoal, até máquinas mais pesadas. Prova disso é o Márcio, parceiro e colaborador da Husqvarna que, durante a Expoagro Afubra deste ano, criou um banco de madeira utilizando a 372 e a 435 . Para fazer o mesmo, siga 6 passos:

1. Escolha o tronco

Essa etapa pode ser fácil para alguns, difícil para outros. Se você tem fazenda, marcenaria ou madeireira, será fácil conseguir um tronco. No entanto, se você não tem contato com esse tipo de material, a dica é ir até um desses locais e negociar.

2. Corte-o no tamanho que deseja

O corte no tronco vai depender do tamanho que você deseja fazer o banco. Se você está pensando em dar de presente a um adulto, ele não deve passar de 70 cm de altura. Agora, se o banco é para uma criança, a altura deve ficar entre 40 e 60 cm.

3. Divida o tronco ao meio

Se você escolheu fazer um banco de 60 cm de altura, utilize uma trena para marcar o exato local que indica 30 cm. Essa divisão vai ajudá-lo a separar as três partes que normalmente compõem um banco: encosto (20 cm), assento (10 cm) e pés (30 cm).

Vale lembrar que essas medidas são artesanais. Você pode alterá-las. Isto é, se você deseja fazer um banco com encosto maior, basta alterar proporcionalmente as medidas. O mesmo vale para um assento mais ou menos largo.

4. Separe um espaço para o assento

A partir da indicação de 30 cm, separe 10 cm para o assento do banco. Os outros 20 serão destinados aos pés. Lembre-se disso na hora de ligar a motosserra.

5. Faça os pés do banco

Deixe o tronco em um lugar estável, onde ele possa ficar em pé. Feito isso, desenhe quatro quadrados no cilindro que vão representar a base de cada pé. Agora, corte as laterais em forma de cruz, até a marcação de 30 cm, e faça o mesmo entre o meio dos quadrados. Ao final deste passo, o seu banco estará conforme a imagem abaixo:

6. Faça o encosto

Agora que os pés do banco estão prontos, vire o tronco e, acima da marcação de 10 cm (reservada para o assento), faça um corte em L. Confira a sequência de imagens:

Acabamento

Assim como o tamanho do tronco, o acabamento não possui regra. Você pode fazer a customização que desejar, desde que ela não atrapalhe a estrutura do banco. Mas é importante lembrar que, nesta etapa, os movimentos do corte devem ser mais leves e cautelosos. Por estes dois motivos, o ideal é deixar a 372 de lado e apanhar a Husqvarna T435, um equipamento não tão potente, mas de fácil manutenção e leve.

Voltando aos acabamentos, além de você definir o formato do assento e dos pés da cadeira, você pode apostar em alguma figura geométrica para o encosto. Quadrados, triângulos e círculos podem ser uma ótima solução. O Márcio, por exemplo, escolheu serrar um retângulo.

  1. Faça o desenho
    Antes de serrar, faça o desenho com um lápis ou caneta. Desta forma, você terá referência para seguir na hora do corte.
  2. Corte
    Agora que você já desenhou, basta passar a serra no desenho, seguindo a linha.

Pronto. Agora você já pode espalhar por aí que consegue fazer um banco de madeira utilizando uma motosserra Husqvarna. Mas se o passo-a-passo não foi suficiente, complemente o seu aprendizado assistindo ao vídeo abaixo:

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.