Mundo Husqvarna

Jardins
Publicado em 8 de dezembro de 2016

6 dicas para manter a grama sadia

Para que um jardim fique realmente belo, é fundamental preocupar-se, antes de tudo, com a saúde da grama que cobre o espaço

 

Quando falamos em grandes jardins, é importante saber que a saúde e a beleza desses espaços sempre andam juntas. Isso porque as plantas só ficam realmente belas quando elas estão sadias. E com o gramado não é diferente. Então, saiba quais são os cuidados que é preciso tomar com um gramado para mantê-lo sadio:

1. Corte da grama

 

Para manter um gramado sadio, o corte regular é fundamental. Mas é preciso tomar muito cuidado para não cortar a grama em excesso. Isso porque a grama muito curta torna-se mais fraca, contribuindo para o desenvolvimento de ervas-daninhas e ficando mais suscetível ao ataque de doenças e pragas. Já a grama um pouco mais alta permite o desenvolvimento de um sistema radicular mais forte e profundo. Como regra geral, a altura da grama não deve ser mais baixa do que três centímetros.

2. Adubação

 

Para manter-se sadio, o gramado precisa ser adubado periodicamente. Em geral, o melhor período para adubar são os meses quentes, ou seja, entre setembro e março, no Brasil. Além disso, é importante lembrar que, na primavera, a grama desenvolve-se com mais rapidez e, por isso, precisa de mais nutrientes. E para agilizar e facilitar a aplicação do adubo, conte com a ajuda dos atomizadores http://www.husqvarna.com/br/produtos/atomizadores/ e dos pulverizadores http://www.husqvarna.com/br/produtos/pulverizador/.

3. Irrigação

 

A necessidade de água de um gramado depende de fatores como a capacidade de escoamento do solo e o clima da região. Mas, de uma maneira geral, a grama deve ser regada antes que o solo fique completamente seco e o melhor horário é pela manhã. Porém, em dias muito quentes, também é indicado regar no final da tarde ou à noite.

Leia também:
>> E-book: Introdução à irrigação

4. Pragas e doenças

 

Doenças ou pragas como cigarrinhas, paquinhas e cupins podem atacar a grama a qualquer momento, especialmente se ela estiver desnutrida e enfraquecida. Então, a fim de reduzir o risco de esse tipo de problema acometer o gramado, é preciso ficar atento a alguns pontos:

– Como falamos antes, apare a grama na altura recomendada.

– Cuide do solo para que ele escoe bem a água e não fique encharcado.

– Retire as folhas secas que estão sobre a grama, impedindo-a de respirar, com a ajuda de um soprador.

– Fertilize corretamente o gramado com o auxílio de atomizadores  e pulverizadores.

Ainda assim, se mesmo com essas precauções o gramado for atacado, procure utilizar atomizadores  e pulverizadores  na aplicação de defensivos capazes de proteger o espaço verde.

5. Ervas daninhas

 

As ervas daninhas podem impactar negativamente no gramado, já que elas acabam roubando os nutrientes presentes no solo, a água, o espaço e a luminosidade da grama. Portanto, se o objetivo é ter uma grama sadia, é essencial eliminar esse problema com o auxílio da roçadeira , capaz de cortar as ervas até em locais de difícil acesso, ou com o uso de atomizadores  e pulverizadores  na aplicação de herbicidas.

6. Equipamentos

 

A escolha dos equipamentos certos contribui, e muito, para deixar a grama sadia, já que, com a regulagem da altura do corte e com a segurança que os equipamentos oferecem, é possível fazer um corte correto, mesmo em terrenos irregulares ou inclinados. Então, use o cortador de grama para trabalhos domésticos e o trator  e o Giro Zero  em áreas de médio e grande portes. Também é possível contar com a roçadeira  que, além de eliminar as ervas daninhas, permite que a grama seja aparada até em locais de difícil acesso.

Confira a tabela:

1. Corte da grama

Não corte a grama muito curta.

O ideal é não deixar abaixo de três centímetros.

2. Adubação

Use atomizadores e pulverizadores para manter o gramado bem nutrido.

3. Irrigação

Irrigue o gramado antes de o solo ficar completamente seco.

4. Pragas e doenças

Use atomizadores e pulverizadores para manter o gramado livre de pragas e doenças.

5. Ervas daninhas

Conte com a ajuda da roçadeira para eliminar as ervas daninhas do gramado.

6. Equipamentos

Cortador de grama, trator, Giro Zero e roçadeira são os seus melhores amigos na hora de fazer a manutenção da grama.

Fonte: Mundo Husqvarna

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.