Mundo Husqvarna

Jardins
Publicado em 5 de dezembro de 2017

5 fatores que influenciam na hora de escolher um cortador de grama

Na hora de aparar a grama em áreas de menor porte, você deve considerar alguns pontos fundamentais para sua escolha não resultar em um corte ou experiência ruim.

Para manter a grama saudável, você precisa estar atento à três pontos: regas regulares, poda bem feita e adubação correta. Como já comentamos sobre como escolher o melhor adubo para a grama, é hora de falarmos sobre a poda. Para tanto, precisamos considerar o principal personagem dessa história: o cortador de grama.

 

A Husqvarna, por exemplo, possui mais de 5 modelos de cortadores de grama, todos equipados com uma plataforma de corte de peça única, ou seja, sem componentes soldados, o que evita torções e permite operar com estabilidade. E você sabe, uma plataforma de corte de peça única, resulta em um ótimo desempenho e durabilidade.

 

Mas com tantas opções, qual escolher? Para nos ajudar com esta resposta, contaremos com o conhecimento de Daniel Fioravanti, Diretor Comercial e de Marketing do Grupo Fioramaq. Confira abaixo 5 fatores que você deve considerar para escolher o cortador de grama ideal para o que você deseja fazer.

 

Tipo de grama

 

O primeiro é tipo de grama. As mais comuns na região sudeste do país são ‘batatais’ e ‘esmeralda’. A batatais é uma grama com maior densidade quando comparada à esmeralda e isso faz com que o corte desta seja mais difícil, demandando maior potência do motor.

 

Assim, não indicamos motores pequenos (nos casos de cliente optar por máquinas com motores elétricos, descartamos qualquer máquina abaixo de 1,5hp). Como as máquinas da Husqvarna são à gasolina, todas podem trabalhar neste tipo de grama.

 

Topografia do terreno

 

Em segundo lugar, você deve considerar a topografia do terreno. Como os motores à gasolina tem sistema de lubrificação por salpico, o ângulo máximo de inclinação é de 15°. Isso se torna um fator limitante para se trabalhar com máquinas deste tipo, onde indicamos ou uma máquina elétrica ou, no caso da Husqvarna, se o terreno for mais inclinado que isso, deverá ser cortado com uma roçadeira lateral.

 

Tamanho de área

 

O tamanho da área encontra-se em terceiro lugar. Ele influencia na escolha quando falamos sobre rendimento médio de cada modelo de cortador de grama. Se compararmos quanto um LC140 e quanto um LC121P cortam de grama por hora, veremos que o rendimento do segundo é bem maior.

 

Isto se deve a sua plataforma de corte ser maior e também o fato do motor ser mais forte faz com que a grama seja cortada com menor esforço pelo equipamento, e o operador irá andar mais rápido.

 

Quando colocamos um cortador tracionado, esse rendimento aumenta. Quanto maior a área, maior é a demanda por uma máquina de alto rendimento, para que se tenha um menor tempo de trabalho e menor custo operacional.

 

Husqvarna LC121P

Cortador de grama LC121P

 

 

O cortador de grama LC121P é compacto e possui rodas traseiras altas que permitem melhores resultados de corte em terrenos com imperfeições. Possui cabo dobrável que facilita a armazenagem e sistema TrioClip® 3 em 1: descarte, coleta e reciclagem. Ideal para gramados de médias extensões com obstáculos onde não se obtém resultados satisfatórios com máquinas tracionadas.

 

Presença de obstáculos no jardim

 

Se no planejamento de paisagismo e decoração foram colocadas muitas árvores ou canteiros, até mesmo lagos, isso poderá atrapalhar o trabalho de corte de grama, pois o operador precisará fazer muitas manobras para mudança de direção. Neste caso, máquinas com tração podem ser prejudicadas pois não conseguirão desempenhar adequadamente seu trabalho, não apresentando melhor rendimento quando comparadas às máquinas sem tração. Isso fará com que indiquemos uma máquina sem tração.


Husqvarna GX 560

Cortador de grama GX 560

Projetado para uso doméstico e profissional, o GX 560 fornece muitos benefícios na operação de manutenção. Equipado com motor Honda que permite acessar mais facilmente áreas irregulares de até 45° de inclinação, torna a operação de manutenção de áreas verdes em encostas e taludes muito mais segura para o operador. Recomendado para manutenção de gramados e áreas verdes em encostas, taludes e beira de lago.

 

Quem vai operar a máquina

 

Hoje em dia, com a dificuldade em encontrar mão de obra, muitas vezes o proprietário do jardim é quem realiza o serviço de corte de grama. E como eles não tem tempo para perder, as melhores apostas são máquinas com coletor, com tração ou até mesmo os tratores.

 

Falando em tratores, você já sabe os motivos para investir em um trator cortador de grama para aparar o gramado, seja ele comercial ou particular. Além da necessidade de operação em desnível sem perda de produtividade, este tipo de maquinário pode ser equipado com acessórios que fazem a máquina funcionar conforme a demanda. Em comparação ao cortador de grama, a diferença mais lembrada é que no trator de grama, o operador realiza todo o trabalho sentado.

 

Atenção para a altura do corte!

 

A altura de corte é uma questão cultural. Aqui no Brasil, o mais comum é cortar a grama o mais baixo possível para prorrogar o crescimento. Mas este hábito não é o ideal. A altura mínima do corte varia de acordo com o tipo de grama. A esmeralda, por exemplo, precisa de no mínimo 3 cm de altura para se manter bonita e saudável. Já as batatais, precisam de 5 cm. Nas máquinas Husqvarna, a menor altura de corte chega a ser 1,5 cm mais alto quando comparado às outras marcas. Portanto, se você precisa cortar a grama o mais baixo possível, talvez precise recorrer a algum tipo de adaptação para baixar a lâmina.

 

Agora que você já sabe em qual cortador de grama investir, confira 5 dicas para manutenção do seu maquinário. É claro que o indicado é que se recorra somente a revendas autorizadas. Isso é importante uma vez que o conhecimento técnico de uma pessoa especializada é essencial durante uma revisão. Mas você pode monitorar o equipamento, atentando-se paras as instruções contidas no manual.

Informe os dados abaixo para finalizar o seu cadastro

Campos com (*) são obrigatórios

Obrigado pelo seu cadastro!

Agora aproveite e confira os nossos conteúdos.